Sweet Home é um RPG de sobrevivência lançado exclusivamente no Japão em 1989, para o amado e nostálgico FAMICOM (NES) e como o game fez um certo sucesso, a Capcom resolveu começar a trabalhar no vindouro "Sweet Home 2" para a PlayStation, o que seria muito bom, já que o console da Sony rodava FMV muito bem, o que proporcionaria excelentes cenas de filme / CG, fomentando o desenvolvimento do enredo. Mais tarde, com o avanço dos trabalhos (e talvez pra não pagar direitos autorais 😂), a produtora resolveu fazer algumas modificações no projeto e entre elas, o título, que foi rebatizado como "BIO HAZARD" (Risco Biológico) e a atmosfera, cuja qual deixou o título ainda mais "dark" do que estava previsto. Após uma grande campanha de marketing, eis que o game foi lançado no dia 22 de março de 1996 no Japão!
Com fortes inspirações em "Alone In The Dark", lançado em 1992 para a plataforma PC, e nos filmes "O Iluminado" (1980) e Zombie, a Volta dos Mortos (1979), Resident Evil* se tornou um dos maiores hits da história do entretenimento, mesclando terror, personagens interessantes, bom enredo e sobrevivência, pois o jogador precisa usar com sabedoria a quantidade limitada de itens num inventário com poucas opções.
Com o passar dos anos, a franquia passou por mudanças, algumas drásticas, fazendo com que o jogo de "terror de sobrevivência" passasse a ser conhecido como jogo de "ação com elementos de terror", porém é fato que muitas dessas mudanças foram feitas por causa da mídia, que já tinha taxado "Nemesis" e "Code Veronica" como "mais do mesmo" na época do lançamento..., de qualquer forma, tais mudanças fizeram com que muitos jogadores "torcessem o nariz" para essa segunda trilogia.
Após algum tempo na geladeira, a série principal passou por uma nova mudança, desta vez deixando o game em primeira pessoa, porém com a volta do bom e velho terror que tanto conhecemos, proporcionando uma jogabilidade mais frenética, fazendo com que o jogador se sinta "na pele" do personagem e com isso, percebemos novas inspirações, como por exemplo, "Outlast" e "Amnesia".
No decorrer desses vinte e cinco anos, Resident Evil se tornou figura marcante na cultura pop e além dos games, virou filmes (live actions e animações CG), participações em outros jogos, colecionáveis, HQs, romances e até mesmo chicle de bola! Parabéns pelos 25 anos!!!
* O nome Resident Evil surgiu num "concurso" interno da Capcom e essa alteração foi feita para evitar possíveis dores de cabeça, visto que a Sega possui um game intitulado "Bio Hazard Battle" e também o fato de uma banda nova-iorquina, que está na ativa até hoje, se chamar "Bio Hazard".