quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Mega Man 4 / Rockman 4 - Gameplay Completo



Após Dr. Wily ser derrotado três vezes, a paz finalmente pairou sobre o mundo, porém esse momento de felicidade não passou de uma ilusão fugaz, pois Dr. Cossack construiu oito novos robôs que começaram a espalhar caos pelo mundo! Com seu forte senso de justiça, Mega Man, que agora está equipado com a NOVA MEGA BUSTER, parte no encalço do vilão! 

Fase 01: Toad Man


Toad Man No início da luta, o Robot Master tem a tendência de dar um grande pulo na direção do azulão. Quando ele pousar, dispare a Drill Bomb ou Mega Buster carregada, isso vai fazer com que ele comece a invocar a Rain Flush (ele ergue os braços um pouco antes do ataque) e assim que ele perder a invencibilidade do dano anterior (pare de "piscar"), ataque-o novamente, (mesmo que a Mega Buster não esteja totalmente carregada) para cancelar seu ataque. Continue fazendo esse movimento até que o derrote. 
Password: A3, A5, A6, B1, D1 e E3.


Fase 02: Bright Man


A fraqueza de Bright Man é o Rain Flush (Toad), porém para derrotá-lo com ela, será necessário chegar com 100% da munição e, consequentemente, tem que ser na primeira vez que enfrentá-lo. O chefe não costuma ficar "quieto" no mesmo lugar, porém é necessário ficar numa distância considerável para poder fugir de seus pulos com o dash, assim como os tiros e o Flash Stopper (sua arma principal), sendo que ao receber esse ataque, que é indefensável, o azulão ficará imobilizado por um período, fato que provavelmente fará com que você leve dano. É altamente recomendável usar a Rain Flush, sempre que ele parar de piscar (aquele momento que os chefes, assim como Mega Man, ficam invencíveis ao levar dano), pois caso o inimigo resolva usar seu movimento especial, o contra-ataque já estará vindo enquanto você leva dano.
 
Password: A1, A3, A5, B2, D1 e E3.


Fase 03: Pharaoh Man 


Logo que iniciar a batalha, use o Flash Stopper para imobilizar o robot master, em seguida, vá para perto dele e fique disparando interruptamente, fazendo isso, você o imobilizará novamente, sempre que o efeito da arma passar. Com a Mega Buster, busque ficar em um dos cantos, pois dessa forma vai evitar que o chefão dispare em sua direção, em seguida, espere o inimigo carregar a Pharaoh Shot e no momento que ele lançar o ataque, pule para desviar e acerte-o com um tiro carregado. Repita até derrotá-lo. 

Balloon Adapter: Após a parte do deserto, onde aparece os escorpiões robóticos (Sasoreenus) e as moscas (Haehaeys) que disparam tiros de energia em cima de Mega Man, você encontrará um largo buraco que dá prosseguimento à fase. Ao invés de cair nele, use o Rush Coil (ou Jet caso o tenha) para passar por cima para chegar em uma área secreta. Atravesse essa nova parte do deserto e no final o item "B" estará disponível para ser coletado.

Password: A1, A5, B4, C1, D1 e D3.


Fase 04: Ring Man


Essa fase é difícil, e pra facilitar as coisas, é aconselhável ter o Balloon ou Rush Jet (se você estiver seguindo esse gameplay, ainda não terá...) e a arma Flash Stopper (adquirida após derrotar Bright Man), pois grande parte dela você terá que passar por plataformas que desaparecem, sendo que as coloridas vão a favor do azulão e as taxadas desaparecem / reaparecem da direita para a esquerda e nessas situações, Ring Rings e Wall Blasters (esses aparecem no início da fase) farão de tudo para te derrubar! Mas calma, pois a fase possui 4 (isso mesmo QUATRO) sub-chefes: Dois Whoppers e dois Kabatoncues (os hipopótamos que disparam mísseis teleguiados), e pra finalizar, temos Ring Man... ...pois mesmo usando a "Pharaoh Shot", ele é um dos Robot Masters mais difíceis do jogo (quiçá "o mais" difícil). Seus movimentos são extremamente rápidos e seu ataque, o "Ring Boomerang", vai na direção de Mega Man. Energize a "Pharaoh Shot" e ao completar o "sol" tente acertá-lo na hora de seu pulo e em seguida, dispare o tiro concentrado.

Password: A1, B4, B6, C4, D1 e D3.


Fase 05: Dust Man


Ao contrário da pedreira que foi a fase anterior, essa tem uma dificuldade balanceada, sendo que a parte pior é quando aparecem os compressores. O robot master guaridão basicamente possui dois ataques: O Dust Crusher, que é um, míssil que se divide em quatro ao encontrar Mega Man e o "aspirador", que lembra muito o ataque de magnetismo de Magnet Man do jogo anterior. Para acertá-lo com a Ring Boomerang, basta esperar ele pular, em seguida dê um dash para passar por baixo dele e dispare a arma, lembrando que para atingi-lo, o azulão deverá estar próximo a ele. 

Password: A1, B4, B5, C6, D1 e D3.


Fase 06: Skull Man



Essa é uma das fases mais fáceis de Mega Man 4 e também uma das melhores para farmar Energy Tanks (contando com o item do Eddie, você poderá adquirir três por vez), o quê é algo muito bom para poder enfrentar os desafios finais. Skull Man possui um estranho bug (que foi mantido na coletânea Legacy Collection) em que ele só se mexe caso o jogador faça algo, como por exemplo, caminhar ou atirar..., sua fraqueza é o "Dust Crusher" e com exceção dos momentos em que ele estiver usando a "Skull Barrier", você poderá atingi-lo facilmente, pois seus outros movimentos se baseiam em investidas curtas, pulos e tiros. 

Password: A1, B4, B5, D2, D3 e F2.


Fase 07: Dive Man


Dive Man é meio xarope de ser derrotado, pois mesmo embaixo da água e com todo aquele tamanho, ele é rápido e pra piorar seus movimentos ficam mais lentos devido ao mesmo motivo. Sua fraqueza á a Skull Barrier, porém atingi-lo é meio frustrante, já que você terá que chegar muito próximo e o ataque pode ser neutralizado com um Dive Missile. Tente acertá-lo logo após seu ataque torpedo e procure desviar dos demais ataques, para que a energia da arma não acabe. Com um pouco de precisão e "timing", você conseguirá derrotá-lo. 

Wire Adpter Logo após derrotar a segunda MOBY (a baleia robótica), você verá um pequeno buraco. Entre nele, desvie dos espinhos e adquira o item.

Password: A1, B4, B5, E2, E6 e F3.


Fase 08: Drill Man



A fase do homem-broca possui uma dificuldade bem balanceada, já que os inimigos costumam aparecer em grupos, mas nada que seja muito difícil para evitá-los ou mesmo destrui-los, porém a atenção deve ser redobrada no final, pois além de cair pedras e inimigos voadores, você deverá ativar interruptores para revelar as plataformas e usar a Flash Stopper (Bright) com certeza facilitará (e muito) as coisas. 

Drill Man: O último (se você seguiu esse gameplay é claro hehehe) dos Robot Masters costuma agir como os demais chefes, dando pulos altos em direção a Mega Man e em seguida, além de disparar suas Drill Bombs na sequência. A diferença dele em relação aos outros é que através das suas brocas, ele entra na terra. Nesse momento, busque ficar dando dashs e quando o chefe reaparecer (será no local onde o azulão estava) dispare Dive Missiles como contra-ataque (inclusive nas investidas dele) e não terá dificuldades para derrotá-lo. 

Password: A1, A4, B5, E2, F1 e F3.


Fase 09: Mothraya


A primeira fase da cidadela mostra-se ser meio complicada, porém nessa altura do campeonato, você já deve estar acostumado tanto com os controles quanto as armas e seus efeitos. É interessante usar a Flash Stopper para te auxiliar a chegar até o local das escadarias e em seguida, usar e abusar do Rush Coil / Balloon para chegar à sala do chefe. Mothraya se move lentamente e dispara algumas bolas de energia na direção de Mega Man, mas seu principal ataque é o espinho em formato de flecha, que destróis pedaços do cenários (inclusive podendo deixar a sala de batalha com vários buracos). Para derrotá-lo, busque usar o Ring Boomerang na luz vermelha, localizada na parte central do inimigo, sempre que ele se abaixar.


Fase 10: Square Machine


A segunda fase da cidadela do Dr. Cossack não é difícil, sendo que a pior parte será passar pelos espinhos com o Rush Jet. Aproveite para recarregar as armas, em especial com o Docron (cabeça de caveira). Pode-se dizer que o chefe é um dos mais bizarros da franquia, pois como o próprio nome sugere, se trata de um "quadrado". Quando ele vier rápido e "super" rápido, use dashs para não levar dano e no momento em que o quadrado vier devagar, será a ocasião em que você deverá acertá-lo e para isso, pule sobre a plataforma de baixo, em seguida dê um dash para para passar pelo meio e quando o inimigo parar, use uma das duas plataformas e procure se esquivar de seus ataques, para em seguida acertá-lo com a Dust Crusher! 


Fase 11: Cockroach Twins



Na minha opinião essa é a melhor fase do game (com uma das melhores trilhas sonoras do NES), pois ao contrário das demais, aqui é a fase que "avança" e o jogador terá que mostrar toda a sua destreza em resolver a situação (inclusive em Super Mario Bros. 3 tem várias delas). O chefe (na realidade dois) vai ficar disparando tiros contra Mega Man (um concentrado ou outros quatro menores) e vai ficar indo de um lado para o outro da tela. Dispare com a Drill Bomb, tomando cuidado para não ser atingido na sequência e acabar caindo da plataforma. O segundo cockroach possui os mesmos movimentos, a diferença é que ele circulará pela tela, com o tempo, você irá pegar o "timing" da situação e vai destri-lo também.


Fase 12: Cossack Catcher



A última fase da cidadela do Dr. Cossack é tranquila, inclusive você poderá encontrar dois Energy Tanks facilmente. O chefão usa uma máquina similar as Wily Machines, porém ao contrário das engenhosidades nefastas de Dr. Wily, Mega Man não terá tanto trabalho para derrotar o barbudão, pois ele apenas se move da direita pra esquerda (e vice-versa) atirando três projéteis que vão na direção do azulão, porém seu ataque principal é garra que causará um grande dano, caso o atinja. Para escapar, basta dar um dash logo abaixo dele, procurando atingi-lo sempre que possível com a Dust Crusher. Após derrotá-lo, Dr. Wily (que todos achavam que estava morto) ressurge e assim, as fases finais iniciam!


Fase 13: Metall Daddy



Dr. Wily ressurgiu e ainda por cima estava por trás de todos os acontecimentos, chegando ao ponto de sequestrar Kalinka, para poder manipular Dr. Cossack. Chegou a hora de nosso herói deter (mais uma vez) os planos do cientista maluco! A primeira fase da nova fortaleza do Dr. Wily não é difícil, porém deve-se prestar atenção nas duas salas onde os "famosos" blocos que ficam aparecendo / desaparendo surgem. Possuir o Wire (localizado na fase do Dive Man) será uma grande ajuda nessa parte. Outro detalhe interessante é que a maioria dos inimigos são METALLS (também chamados de Mets, capacetes e algo que "não pode ser dito"), logo dá para ter ideia do "quê" será o chefe da fase. O Papai-capacete é chato, pois seu pulo é curto e ao chegar no chão, ele fará com que o azulão não se mova (similar ao Hard Man do jogo anterior) além de soltar quatro metalls na batalha. Busque ficar em uma distância mais ou menos do tamanho do corpo dele e ao se levantar, dispare o Ring Boomerang e em seguida, fuja de seu pulo andando na direção contrária a ele e dispare mais uma vez. Repita esse procedimento buscando melhorar seus movimentos e logo você irá derrotá-lo. 


Fase 14: Tako Trash


A fase não apresenta muitas dificuldades, porém há armadilhas (você pode morrer logo no início, caso use o dash em um local errado) e alguns locais estratégicos (que possivelmente você passe batido na primeira vez) que podem te ajudar a pegar itens e também a passar com mais facilidade. Acompanhe o gameplay e descubra a melhor maneira de passar. O chefe (um polvo-robótico) irá disparar uma grande bola explosiva em sua direção e para escapar, você deverá usar dashs (caso esteja no chão) e pular entre as plataformas, seu outro ataque é uma bola de fogo em linha reta, que pode ser facilmente desviado com um pulo. Para atingi-lo, fique na segunda plataforma e quando ela começar a descer, dispare o Ring Boomerang em direção à esfera verde do inimigo, buscando sempre desviar de seus ataques para não cair da plataforma.


Fases 15 e 16: Dr. Wily


Chegou "aquela hora gostosa" de enfrentar todos os chefes novamente e ainda por cima, enfrentar a Wily Machine na sequência. Como a batalha final é rápida, resolvi deixar tudo num vídeo só. Portanto curtam o final desse grande game. 
Robot Master / Fraqueza 
Pharaoh Man - Flash Stopper
Ring Man - Pharaoh Shot
Dust Man - Ring Boomerang
Toad Man - Drill Bomb
Dive Man - Skull Barrier
Skull Man - Dust Crusher
Bright Man - Rain Flush
Drill Man - Dive Missile
Wily Machine No. 4 (1ª Forma) - Ring Boomerang
Wily Machine No. 4 (2ª Forma) - Drill Bomb
Wily Capsule - Pharaoh Shot

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